quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – ENSINO FUNDAMENTAL – ARTE – DANÇA


Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem quatro grandes áreas no ensino da Arte para o terceiro e quarto ciclos; Artes visuais, Dança, Música e Teatro. O conteúdo de cada uma delas vai depender do que os alunos já estudaram nos ciclos anteriores, para que haja continuidade no processo de aprendizagem. Vale lembrar que não é necessário esgotar todo um assunto para passar para o seguinte. Eles podem ser trabalhados de forma intercalada no decorrer do ano, de acordo com o planejamento pedagógico. 

DANÇA: 

Por meio da dança o aluno experimenta um meio de expressão diferente da palavra. Ao “falar” com o corpo, ele abre a possibilidade de conhecer a si mesmo de outra maneira e melhorar a auto-estima. O simples prazer de movimentar o corpo alivia o estresse diário e as tensões escolares. Para isso, é importante que o corpo não seja tratado como instrumento, mas como forma de comunicação. Pouco adianta por exemplo, ensaiar exaustivamente uma coreografia se a atividade for apenas mecânica e tratada de modo alienante. 

Principais objetivos: 

▪ valorizar diversas escolhas de interpretação e de criação, em sala de aula e na sociedade; 
▪ situar e compreender as relações entre corpo, dança e sociedade;
▪ buscar informações sobre dança em livros e revistas ou em conversas com profissionais. 

FONTE:
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p. 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário