terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS – ÉTICA


 Ao planejar as atividades escolares, é fundamental que o professor selecione conteúdos que considere dois pontos. Primeiro, despertar a curiosidade pelas diferentes formas de organização social e cultural existentes no mundo. Segundo, destacar os diferentes valores que sustentam o relacionamento entre as pessoas. Como tema transversal, a Ética pode fazer parte dos conteúdos de todas as disciplinas: 

GEOGRAFIA E HISTÓRIA – O estudo trata de relações humanas. Falar das transformações das diversas sociedades no tempo e na construção de seus espaços é remeter a discussão à questão de valores. Uma forma de compreender os conflitos do mundo contemporâneo é verificar como os valores foram gerados ou afirmados socialmente.

LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESTRANGEIRA – Deve-se considerar que a língua é um dos veículos da cultura do país onde é falada e, portanto, carrega valores dessa cultura. As características da linguagem oral e escrita ou da norma culta em relação às outras formas de falar mostram as possibilidades do homem de manifestar-se em sociedade. 

MATEMÁTICA – Os usos que se fazem do conhecimento matemático não são isentos de valores. A leitura de um gráfico sobre a realidade econômica brasileira, por exemplo, pode tanto amenizar quanto agravar uma situação. Nesse item, é preciso desenvolver uma atitude crítica diante da suposta neutralidade dos números e dados. 

ARTE – As diversas formas de manifestação artística da humanidade revelam também visões de mundo e de valores. Ao lado das questões técnicas da produção, o fato de apreciar ou realizar uma obra de arte significa abrir espaço para a veiculação de valores e sentimentos. 

EDUCAÇÃO FÍSICA – Questões relativas a competição e cooperação, conhecimento dos limites e possibilidades do próprio corpo, auto-disciplina, aprendizado e respeito às regras remetem a valores e noções de sociabilidade e revelam uma boa oportunidade para abordar a formação moral. 

CIÊNCIAS NATURAIS – Temas como neutralidade ou não do conhecimento científico, as relações entre esse conhecimento e as técnicas e tecnologias, as transformações sociais causadas pelo avanço tecnológico estão impregnados de valores. Contextualizar e discutir esses assuntos contribui para a formação moral e ética. 

FONTE: 
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p. 36

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