quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO ESCOLAR: plano, programa e projeto

Planejamento educacional é o processo continuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para se chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do individuo. (apud BAFFI, 2002) 

Documentos responsáveis pelo registro de todo o processo de planejamento escolar :
  
plano: “documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer.” (PADILHA 2005). O plano é o documento maior, que registra o processo do planejamento.

programa: “ constituído de um  ou mais projetos de determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido” (PADILHA 2005).

projeto: “ modelo capaz de conduzir a ação à consecução dos seus objetivos” (PADILHA 2005).
 
No processo educacional encontramos vários níveis de planos, programas e projetos. Contudo, o Projeto de Ação Educativa ou Atividades Educativas é mais utilizado para designar as práticas pedagógicas organizadas pelas instituições de ensino ou pelos sistemas de educação e pode ser considerado também:

um instrumento que planeja uma ação educativa que se quer realizar: um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação (PADILHA 2005, p.25).

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  
BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petropólis, 2002. disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm -  acesso em: 08/12/2010

PADILHA, P.R. Planejamento dialógico: como construir o Projeto Político-Pedagógico da Escola. 5. Ed. São Paulo: Cortez,  2005.

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