Planejamento educacional é o processo continuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para se chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do individuo. (apud BAFFI, 2002)
Documentos responsáveis pelo registro de todo o processo de planejamento escolar :
▪ plano:
“documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que
fazer e com quem fazer.” (PADILHA 2005). O plano é o documento maior, que
registra o processo do planejamento.
▪ programa:
“ constituído de um ou mais projetos de
determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido” (PADILHA 2005).
▪ projeto:
“ modelo capaz de conduzir a ação à consecução dos seus objetivos” (PADILHA
2005).
No
processo educacional encontramos vários níveis de planos, programas e projetos.
Contudo, o Projeto de Ação Educativa ou Atividades Educativas é mais utilizado
para designar as práticas pedagógicas organizadas pelas instituições de ensino
ou pelos sistemas de educação e pode ser considerado também:
um instrumento que planeja uma ação educativa que se quer realizar: um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação (PADILHA 2005, p.25).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PADILHA, P.R. Planejamento dialógico: como construir o Projeto Político-Pedagógico da
Escola. 5. Ed. São Paulo: Cortez,
2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário