terça-feira, 7 de dezembro de 2010

LEONARDO DA VINCI – VIDA E OBRA – BREVE HISTÓRICO

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."

Cientista, inventor, engenheiro, anatomista, pintor, escultor, matemático, poeta, músico, arquiteto e botânico. Descrito como um gênio e de espírito irriquieto e versátil, Leonardo dedicou-se a muitas áreas do conhecimento, inventando máquinas e instrumentos, iniciando teorias, inovando técnicas, criando projetos arquitetônicos, esculturas e pinturas. 

Filho do notário Piero di Antonio da Vinci e da camponesa Catarina, Leonardo da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452, na região da Florença, Itália e passou sua infância no campo. 

Adolescente, Leonardo já desenhava e pintava, o que o levou a viver em Milão e a empregar-se como aprendiz do renomado escultor e pintor Verrocchio, por volta de 1467. 

Em 1477 começou a prestar serviços para Lorenzo Borgia e mais tarde para Francisco Sforza. 

Dentre suas obras, destacam-se: o projeto de uma estátua eqüestre de madeira, (destruída posteriormente), planos de irrigação artificial de Lombardia, telas como “A Última Ceia”,  “A Virgem de Santana”, “Baco”, “Adoração dos Reis Magos” e a mais famosa e reproduzida de todas, ” Mona Lisa”, cujo sorriso enigmático é uma referência contínua através dos tempos e encontra-se em exposição no Museu do Louvre, em Paris. Afrescos em igrejas de Milão e Florença, também fazem parte de sua variada obra. 

Seu trabalho, porém, foi muito além das telas e dos pincéis e Leonardo dedicou parte de sua vida a projetar objetos diversos, como tanques e canhões de guerra, o barco movido a roda de pás, o submarino, as bombas e as prensas hidráulicas, as pontes moveis, os fornos, os teares e as escavadeiras.

Leonardo, mantinha um grande interesse pela ciência que foi aumentando com a idade. O desenho “Embrião no Útero”, é um dos que marca o início da ilustração científica. 

O artista, acreditava ainda que o homem era capaz de voar, desenvolvendo a partir de sua crença teorias e equipamentos para vôo humano, que reproduziam as asas dos pássaros. Desenhou e projetou também hélices para helicópteros. 

Leonardo da Vinci, morreu em Clos Lucé, território francês, no dia 2 de maio de 1519, deixando uma vasta e brilhante obra e muitas criações, algumas tão avançadas para sua época, que só puderam ser aproveitadas dezenas ou centenas de anos depois de sua morte.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 

Empresa Folha da Manhã S.A., 1996
Encarte das edições de domingo da Folha de S. Paulo de março a dezembro de 1996.

Grande Enciclopédia Barsa – 3ª ed. – São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2004
 Coleção de Olho no Mundo – Recreio – INVENÇÕES – Desafios e descobertas - Klick editora – 2000 - p. 12 e 13

Um comentário:

  1. meu deus , eu tenho um trabalho em manuscrito para fazer isso me ajudou muito,mais minha mão vai cair,tem como resumir ,obrigado!

    ResponderExcluir